O movimento “Outubro Rosa” foi criado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure para conscientizar a população sobre o controle do Câncer de Mama. Todo ano, ocorre ações para lembrar que o diagnóstico e tratamento precoce podem salvar a vida de mulheres (maioria acometida pela doença) e de homens (raro, mas pode ocorrer).
Durante o mês de outubro, a campanha estimula as mulheres a conhecerem seu corpo e procurarem atendimento médico em caso de alguma suspeita. O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. Este exame pode detectar algum nódulo mesmo que a pessoa não tenha sintomas da doença.
Os sinais mais comuns do câncer de mama são: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Depois do diagnóstico positivo da doença, o médico avaliará qual é o melhor tratamento, dependendo do estágio do câncer, que pode ser cirurgia, quimioterapia, radioterapia e entre outros.
LEMBRE-SE: PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!
A CÂMARA MUNICIPAL DE PEDRA MOLE APOIA ESTA CAUSA!