O Setembro Amarelo é um movimento anual dedicado à promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio. O objetivo é conscientizar a população sobre o tema, mostrar que existem formas de prevenção e reduzir as taxas de suicídio em todo o mundo. No Brasil, a campanha foi criada em 2014 através dos esforços da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que, no Brasil, 32 pessoas dão fim à vida, diariamente. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos.
É necessário estar atento aos sinais de risco para o suicídio .Confira alguns dos sintomas que devem ser acompanhados e levados a sério:
- tristeza persistente;
- postagens relacionadas a suicídio ou depressão profunda nas redes sociais;
- perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
- fadiga;
- falta de energia;
- isolamento; ‘
- alteração no sono;
- irritabilidade;
- alterações no apetite;
- choro sem razão aparente;
- ideias de morte;
- dores e sentimento de inutilidade;
- descuido com a aparência.
Se você está sofrendo de algum transtorno mental e já pensou em tirar sua própria vida, procure ajuda profissional. Uma dica é o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de ligações telefônicas, e-mail e chat. Acesse www.cvv.org.br ou, para conversar com um voluntário, ligue para o número 188. É gratuito e funciona 24 horas.
A Câmara Municipal de Pedra Mole apoia esta causa!
Não ignore um pedido de ajuda.
Conversar é acolher!